::Mais sobre American Life:

Aí tem coisa! Pra quem tá aterrissando aqui agora, tô falando de Amercian Life, novos single, álbum e clipe de Madonna, que vêm dando o que falar nos últimos dias. Segundo nota divulgada no site oficial da popstar, o clipe "original" de American Life não poderá ser veiculado, pelo menos por enquanto, na programação normal das emissoras de TV ao redor do globo. O motivo são as cenas que remetem à guerra no Iraque e a cena final, na qual ela atira uma granada para um sósia do presidente-terrorista norte-americano George W. Bush.
Numa concessão extraordinária, a Warner permitiu que, somente no último 02/04, o clipe fosse exibido na MTV Brasil, que veiculou o vídeo de hora em hora. Na Europa o clipe foi exibido no dia 31/03. A gravadora da cantora achou melhor que as emissoras que já haviam recebido o clipe tivessem o direito de exibi-lo ao menos um dia.
Assim como muitos fãs, fiquei confuso diante de ambas as atitudes de Madonna (a auto-censura e a tal concessão de um dia). Por que é que, a essa altura do campeonato, com mais de duas décadas de carreira, um prestígio inabalável e tradição em ser polêmica, a cantora resolveu se censurar e não lançar um de seus mais interessantes trabalhos de vídeo nos últimos anos? Por que a concessão de um dia de exibição? Só pra alavancar o sucesso da música, que também foi lançada agora nas rádios? Ou apenas para testar a reação da opinião pública, e aí então tomar a decisão final?
Coincidência ou não, a nota sobre o veto do clipe circulou no dia 01/04. Não sei se os americanos também "comemoram" o dia da mentira...
|