19.1.06

Dez modos de deixar crianças com medo

Técnicas ameaçadoras da educação ultrapassada, ainda usadas por pais que querem dar fim às pirraças dos filhos





1. Um vento - O menino brinca de vesgo ou faz uma careta bem feia. A mãe alerta, ameaçadora: "Pára com isso que se bate um vento você vai ficar assim pra sempre!" Não deve existir qualquer base científica nesta história, mas as crianças cessam a brincadeira de mau gosto.

2. Bicho-papão - Este vem atravessando gerações. Está no dicionário: monstro imaginário com que se faz medo às crianças; boitatá; papa-gente; manjaléu.

3. Nazaré - "A Nazaré vai te pegar", diz o pai como último recurso. É uma técnica nova, baseada na personagem seqüestradora da novela Senhora do destino.

4. O homem da carrocinha - Ameaça antiga, quando era comum, principalmente nos subúrbios, carros recolhendo vira-latas. Era para lá que as crianças iriam...

5. O velho do saco - Criancinhas costumam temer velhos. Imagine se ele tiver um saco para botar os malcriados? Até Papai Noel às vezes mete medo.

6. Polícia - Politicamente incorreta: "Fica direito senão a polícia vai te prender", diz a mãe, apontando para o meganha. Se for do Core, a criança pode mesmo gelar.

7. Injeção - De uso genérico. "Se fizer isso (ou aquilo), vai ficar doente e aí vai ter que tomar injeção." Também aparece na forma de "aparelho do dentista".

8. Boi da cara preta - Pega as crianças que têm medo de careta. Encontrado em versão poética na canção A noiva da cidade, de Chico Buarque e Francis Hime.

9. A loura do banheiro - Nem precisa ser criança para ter medo desta mulher misteriosa, que freqüenta lugares fétidos nas escolas. Tarados, porém, devem até gostar.

10. Michael Jackson - Para crianças que teimam em ficar perto de janelas, fala-se assim: "Vou chamar o Michael Jackson pra te balançar, heim!"


(Lula Branco Martins, na "Domingo Listas", coluna da Revista dominical do Jornal do Brasil de 8/1/06)



E para você que está naquele Saara filho da puta, há dias, meses e - por que não? - anos sem meter, se você é feio de doer e só ouve das meninas o clássico "te considero pra caramba", se está gastando mais do que possui nas idas à casa de massagem (eufemismo contemporâneo para puteiro, basta olhar os classificados) ou mesmo para os insaciáveis, para os quais nenhuma mulher dá conta, que tal uma vagina em lata? Isso mesmo, é só tirar a tampinha e botar..., bom, você decide o quê. Também disponível na versões boca em lata, cu em lata e peito de silicone com mp3 player (!?!?!?!?!?). Interessou? Clique aqui e goze das novidades. Ou com elas.



Momento infame do dia (ou "me contaram")- Piada de afro-descendente (para ser politicamente correto...ou não): A afro-descendente estava no ponto de ônibus com o seu afro-descendentezinho, calor de 40 graus, o mundo derretendo, ela com um papelão na mão abanando o moleque. Não mais que de repente, pára perto deles um carrão importado, a janela se abre, uma loira põe a cabeça para fora, observa a cena por alguns instantes e solta: "carvãozinho ruim de pegar, heim, dona!"



Antes de mais nada - Todos nós temos um pezinho lá na África. Portanto, sem essa de preconceito. O poeta agradece a todos os negros que porventura acessem o PQP, e reforça que as infâmias de rafaelmaia. não devem ser levadas a sério.



Tô com o Gustavo - O de Almeida, jornalista e autor do blog Paralelos, que se solidarizou com o Damien Rice, posicionando-se contra as versões medonhas que cantores brasileiros têm feito de seu hit "The Blower´s Daughter".



Eu mereço -

- Tá, entendi que o senhor é assessor, mas o senhor trabalha para Fulano de Tal?

- Eu trabalho para o país, para um Brasil e um mundo melhor!

(...)



e-PQP - É a newsletter do POETAQUEPARIU. Quer ser notificado por email das atualizações do seu blog predileto. Basta enviar uma mensagem em branco para subscribe-poetaquepariu@yahoogrupos.com.br. Não é necessário se cadastrar no Yahoo! Grupos, basta clicar na opção "participar apenas da lista de dicussão" ou algo semelhante que aparecerá no ato da inscrição. E fique tranquilo: não lotarei sua caixa de mensagens.



Ouvindo - MTV Unplugged Lauryn Hill.



No mais - :o)